sexta-feira, 8 de março de 2019

Oito de Março, Meu Caro

Neste dia se comemora toda mulher
Não apenas as festas e homenagens
Porque elas merecem aplausos de pé
Mas também idas, vindas e passagens

Passagens pelos corredores da dor
Sentida por 129 mulheres queimadas
Passagens pelos corredores morte
Em 2019 mais de 130 assassinadas

Eu, é claro, não me vejo na posição
De elogiá-las por seus feitos heroicos
Porque sou cúmplice da situação
Usufruo dos benefícios históricos

Sou homem e, portanto, co-autor
Do machismo, do feminicídio e da dor
Quantas vezes impedi aquele "bom" senhor
De tratar mal sua companheira com ardor?

Nehuma!

Gostaria que nesta data comemorativa
Para além dos parabéns efervescentes
Pudéssemos ter a pequena iniciativa
De repensar aquelas atitudes latentes

Que não se pronunciem palavras que agridem
Para que não precise existir tantas heroínas
Pois todas já o são somente por existirem
Que sejamos sim iguais, sem medo, sem sina

Que você meu caro, a quem me dirijo
Não repita os erros de seus pais valentões
Que não seja inflexível, implacável, rijo
Que possa coexistir e não ostentar culhões

Que nós homens desçamos do pedestal
de sangue, de carne, de suor feminino
E possamos caminhar juntos, tal qual
Seres humanos que se respeitam
Se amam
Se identificam
Se constroem
Se completam
Se compõe
Em face do desatino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já agradeço o comentário. Volte mais vezes!